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quarta-feira, 17 de dezembro de 2014
Eumênides
A tragédia Eumênides de Ésquilo, a última de sua trilogia Orestéia, representada pela primeira vez que Atenas, em 458 a.C., põe e resolve em cena essas questões impostas pela noção mítica grega arcaica de Deuses Olímpios. Aqui, a veemente oposição, feita de repulsa e de exclusão recíprocas entre os Deuses Apolo e Erínies, implica uma unidade, feita de necessidade e de imanência recíprocas entre esses mesmo Deuses. Nesta última tragédia da trilogia Orestéia, essa oposição se desenvolve em termos míticos, como um problema teológico, a saber, o da relação entre as naturezas antitéticas e excludentes dos Deuses Apolo e Erínies; e em termos políticos, como um problema político, a saber, o da relação entre as contrapostas concepções de direito e de justiça reivindicadas por esses Deuses antinômicos. A reflexão sobre essas questões terríveis e sublimes, desenvolvida no suceder das cenas desta tragédia, já impôs ao helenista o reconhecimento da Orestéia de Ésquilo como a mais sublime obra de arte realizada pelo espírito humano.

Escrito por Centro do palco
Site inteiramente dedicado ao teatro, segmento artístico-cultural de maior expressão no universo das Artes Cênicas.
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