Com roteiro e direção do experiente Diretor Carlos Amorim, o documentário CINE TEATRO PAULO FREIRE - historia, memória e resistência, acaba de sair do forno e será lançado para o publico em geral nesta quarta feira(29), as 19 horas no PARQUE AURORA, localizado no centro da cidade do Paulista.
O filme conta a historia do único equipamento cultural da cidade do Paulista, que hoje encontra-se em total destruição devido ao descaso do poder público local durante décadas, e entre promessas e mais promessas de reforma e manutenção da memoria cultural da cidade, que nunca foram cumpridas, aconteceram varias mobilizações em favor de sua restauração e consequentemente o retorno de suas atividades culturais, porém todas ignoradas.
Após 17 anos fechado, a gestão atual da cidade ensaia um projeto de reestruturação que, colocados a mesa, gera. por si só, vários questionamentos sobre o respeito aos aspectos físicos estruturais do equipamento, onde não se vislumbra a valorização da memoria, enraizada em cada artista local, como elemento fundamental para a construção cultural de um povo, sendo esse o debate principal que o documentário visa proporcionar.
As gravações foram concluídas no dia 7 de abril de 2025 com participações dos Atores Gerson Alves e Vinicius Coutinho e depoimentos de Artistas, Professores, Pesquisadores e Historiadores da cidade do Paulista, a estreia será dia 29 de outubro, no PARQUE AURORA, como já mencionado.
O foco principal do documentário é, não só mostrar a rica historia cultural do Cine Teatro, mas acima de tudo promover o dialogo e a defesa de artistas e historiadores no que se refere a manutenção e preservação da memoria física do equipamento.
O documentário é um registro de memória e abre um debate para que a história do Cine Teatro Paulo Freire, seja preservada”.
Na equipe estão Renata Mascarenhas Produtora Executiva (RM Artes Produções), Produtora Edilza Soares, Direção de Fotografia Adriano Lima (Angola Filmes).
O documentário foi contemplado na Lei Paulo Gustavo/Governo Federal, cidade do Paulista.
É PAULISTA EM DESTAQUE
Uma matéria original CENTRO DO PALCO Edição: Will Menezes

Sobre
Tags
Popular
O documentário Cine Teatro Paulo Freire é um registro fundamental da resistência e da memória cultural do Paulista. Mais do que narrar a reabertura de um espaço físico, o filme revela as vozes, os afetos e as lutas de uma classe artística que nunca desistiu de defender a arte como direito e como bem público. Em tempos em que tantos espaços culturais são esquecidos, ver o Cine Teatro Paulo Freire renascer — e ter sua história contada com tanta sensibilidade — é um lembrete do poder que o cinema tem de preservar a memória e inspirar novos movimentos culturais.
ResponderExcluir